terça-feira, 28 de julho de 2009

A lógica do consumo


Obra fantástica de um dos gurus mais respeitados do Marketing mundial, Martin Lindstrom dessa vez se superou!Rs. Não se contentou com as tradicionais pesquisas qualitativas e quantitivas( que se caracterizam por obterem resultados muito vagos) e mergulhou de cabeça no mundo do neuromarketing, que segundo ele é o ''casamento do marketing com a ciência'' que permite descrever todos os desejos e sentimentos que caracterizam as decisões de compra. A pesquisa, envolveu cerca de três anos de duração e custou milhões de dólares.
A abordagem do livro totalmente prática, nos abre a mente de como cada estímulo se faz presente no ato da compra, que possui todas as técnicas possíveis de persuasão, porém nem todas elas se mostram eficazes. Segundo Martin, 50% dos investimentos em propaganda ou técnicas de merchandising não funcionam, pois tratam-se de maneiras ultrapassadas de linguagem do anunciante X consumidor.
É de deixar confuso não?! Na era das mídias digitais e sociais, vemos que o consumidor cada dia se aparenta mais mentiroso. Sim, mentiroso, pois pensa em uma coisa e reage de outra forma totalmente diferente. Cada vez mais infieis às marcas, ele busca por preço, qualidade e acima de tudo, satisfação em sua compra ou serviço solicitado.
O lance é mesmo acostumar com o crescente número de marcas, cada uma com sua particularidade, desde o nosso café da manhã, passando pelo almoço com a Coca-Cola bem gelada, estendendo-se pelo resto do dia e assim vai!!!
De qualquer maneira, recomendo a leitura e aquisição do livro. Li, gostei, aprovei e registrei!
Saudações virtuais!!hehe

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Ótimo texto hein Flávio. Gostei muito da parte em que vc cita desde nosso "café da manhã passando pelo almoço com uma coca-cola bem gelada".Pura imaginação, mexe com os desejos do consumidor essa parte. Quem não se imagina tomando uma coca bem gelada na hora do almoço né? Parece até sagrado.Parabéns e abraços.

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